Relicário São Jorge e suas Curiosidades

Relicário São Jorge em Crochet

Relicário São Jorge em Crochet

Relicário São Jorge em Crochet eu fiz para a mesma amiga muito querida que  fiz os outros Relicários.
Ela pediu especialmente o São Jorge para o seu relicário e eu adorei o resultado. Usei linha fina e agulha 2,5mm.


São Jorge (275 - 23 de abril de 303) foi, de acordo com a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). É imortalizado na lenda em que mata o dragão. É também um dos Catorze santos auxiliares.

Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro. Nestas datas, por toda a parte, comemora-se a reconstrução da igreja que lhe é dedicada, em Lida (Israel), na qual se encontram suas relíquias. A igreja foi erguida a mando do imperador romano Constantino I.

São Jorge é o santo padroeiro em diversas partes do mundo tais como: (países) Inglaterra, Portugal (orago menor), Geórgia,Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, e (cidades) Londres, Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscovo/Moscou e Beirute.

Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários eapócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo.
E Curiosidades sobre São Jorge:


  • Dia 23 de abril, para algumas das religiões afro-brasileiras, é o dia em que se fazem homenagens ao santo.
  • São Jorge também é padroeiro de um clube de futebol brasileiro, o Sport Club Corinthians Paulista.
  • Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben, interpretada também por Caetano Veloso, Fernanda Abreu e pelos Racionais MC's.
  • Na música "Alma de guerreiro", de Seu Jorge, São Jorge é citado. A música é tema de abertura da telenovela Salve Jorge, de Glória Perez, que tem como tema São Jorge.
  • Existe um romance sobre São Jorge criado pelo escritor italiano Tito Casini chamado Perseguidores e Mártires (no Brasil, editado pelas Edições Paulinas, por volta de1960). No livro, São Jorge é retratado como o verdadeiro paladino da Capadócia que, apesar de ser perseguido pelo tirano imperador Diocleciano, manteve-se fiel ao Império Romano, mas também a Cristo e se recusou a contrair alianças com o genro do imperador, Galério, que pretendia ter o apoio do conde da Capadócia para liderar um golpe contra Diocleciano, o que o santo militar recusou terminantemente.
  • A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música "Flash of the Blade", no álbum Powerslave.
  • A banda brasileira Angra utilizou a imagem do santo na capa do álbum Temple of Shadows.
  • Zeca Pagodinho gravou recentemente em seu álbum "Uma Prova de Amor" a música "Ogum" com uma letra com um forte apelo ao sincretismo, a oração de São Jorge é feita no trecho final da música pelo cantor e compositor Jorge Ben.
  • Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram em homenagem ao santo a música "Medalha de São Jorge", que foi gravada pela Cantora Maria Bethânia em 1992.
  • São Jorge é o Santo Padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro e dos escoteiros.
  • Na série animada Ben 10: Supremacia Alienígena, São Jorge aparece como Sir George, o fundador da facção secreta dos Cavaleiros Eternos. O dragão derrotado por ele também aparece como o alienígena Diagon.

3 comentários :

  1. oi amiga, que lindo este relicário, meu filho Leonardo nasceu no dia de São Jorge, e completou 17 anos dia 23/4/16.
    Aproveito para te convidar a conhecer meu CANAL de artesanato no YouTube o Artesanatofofo Aulas e Dicas https://www.youtube.com/channel/UC_NjDjGy4NOcZvjxczApvbQ?view_as=public

    toda quinta-feira uma aula grátis ,

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá florzinha! obrigada por seu carinho e pela visita no meu blog :D agora tenho fanpage também pra ficar mais perto de todo mundo! venha me visitar por lá também ;)
    www.facebook.com/CoisasdeLets
    Mil bjks!!! sucesso pra vc!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.
    Obrigada pela visitinha, amei o relicário.
    Beijos... Fátima.

    ResponderExcluir

Olá leitora, assim que puder respondo com muito carinho.
Obrigado pelo recadinho!!!